Portal SET
Portuguese English French Spanish

Graduação

Entre os diversos ramos da Engenharia no Brasil, a Civil tem o maior grau de auto-suficiência, com capacidade de realizar qualquer tipo de obra no país, bem como atuar em diversos países estrangeiros. 

A habilitação em Engenharia Civil da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) é dividida em dois períodos. Nos primeiros quatro semestres entra a parte básica com ênfase nas disciplinas de Física, Química, Resistência dos Materiais, Matemática e Fenômenos de Transporte. No período considerado profissionalizante, que vai do quinto ao décimo semestre, as disciplinas são dividas entre cinco departamentos: Departamento de Engenharia de Estruturas (SET)Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS)Departamento de Engenharia de Transportes (STT), Departamento de Geotecnia (SGS) e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU)

Além das disciplinas técnicas, os alunos da Engenharia Civil estagiam em empresas, desenvolvem trabalhos em laboratório e elaboram projetos profissionais. Apesar de várias especializações possíveis na vida do Engenheiro Civil, o curso propicia a mesma formação para todos os estudantes.

Existe também no Curso de Engenharia Civil uma preocupação com a pesquisa científica. Os Departamentos mantém cursos de Pós-Graduação e bolsas de iniciação científica, onde o estudante pode iniciar a carreira de pesquisador ainda na fase de Graduação.

Saiba mais sobre cursos de graduação no Serviço de Graduação da EESC.