As unidades da USP proporcionam aos alunos em curso superior a oportunidade de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento. Para tal finalidade, são oferecidas atividades nos programas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI).

Entende-se por projeto de Iniciação Científica o que envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático. Por outro lado, entende-se por projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação o que envolve o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelos de negócios. Ambos os programas objetivam a promoção da cultura científica e tecnológica dos estudantes de graduação, mediante o desenvolvimento de projeto de pesquisa sob orientação.

No SET são desenvolvidas pesquisas por alunos de graduação dos diversos cursos de engenharia da EESC, e até mesmo por alunos externos. As pesquisas podem ser nas áreas aplicadas, tais como: estruturas de aço, concreto ou madeira, materiais de construção para uso estrutural e estruturas de fundação, ou em métodos numéricos em temas como: Método dos Elementos Finitos, Método dos Elementos de Contorno, dinâmica das estruturas, análise não linear de estruturas, interação fluido-estrutura e análise de materiais compósitos.

O primeiro passo para o aluno interessado é identificar e entrar em contato com um orientador em potencial (veja aqui os docentes do SET e as áreas de pesquisa ). O segundo passo é, a elaboração da proposta de pesquisa e submissão para editais internos da USP ou órgãos de fomento como a FAPESP para concorrer a uma bolsa.

Caso o aluno não tenha interesse, ou seja inelegível para bolsas de IC ou ITI, existe a possibilidade de desenvolver pesquisa como voluntário. Nesse caso devem ser observados os regulamentos em vigência da da EESC e da USP.